Notícias
Anatel aprova operadores móveis virtuais
Segundo a seguradora, seu primeiro foco de atuação será agregar serviços a clientes e corretores.
O país terá duas novas operadoras de telefonia móvel a partir do ano que vem. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem autorização para que a Porto Seguro e a Sermatel prestem serviços de telefonia móvel como operadores móveis virtuais. Como empresas autorizadas a prestar o serviço, elas usarão a infraestrutura e o espectro de frequência de outra operadora, a TIM, mas estarão sujeitas às regulações do setor, até em relação ao código de defesa do consumidor.
Segundo a seguradora, seu primeiro foco de atuação será agregar serviços a clientes e corretores. Não há data prevista para entrada em operação, o que deverá ocorrer só em 2012. A Sermatel, do grupo Datora Telecom, é vinculada à empresa Porto Seguro. Elas serão os primeiros operadores móveis no Brasil. A modalidade foi autorizada e regulamentada pela Anatel em 2010. O regulamento estabelece que empresas de qualquer ramo possam oferecer o serviço de telefonia.
MODALIDADES
Há dois tipos de operadoras virtuais. As autorizadas, como Porto Seguro  e Sermatel, que alugam a rede de uma operadora e prestam o serviço  diretamente ao consumidor, estando sujeitas às regras que valem para  teles. E as credenciadas, que compram minutos de telefonia no atacado de  uma empresa e vendem aos clientes, usando a própria marca, mas sem  responsabilidade de qualidade. Não há credenciadas.
A Anatel aprovou também autorização para que a Telefônica transfira  para a Vivo a prestação de telefonia fixa no país, menos no Estado de  São Paulo, onde a Telefônica já oferece o serviço. A Telefônica comprou a  Vivo em 2010.
NEXTEL
Ontem a Nextel afirmou que planeja triplicar sua base de assinantes até  2015, impulsionada pela entrada da empresa na terceira geração (3G) da  telefonia móvel. A operadora tem hoje 3,7 milhões de clientes, mas todos  eles são usuários dos serviços de chamadas de rádio.


