Notícias

Emprego segue em alta na indústria, o setor que mais abriu vagas formais em 2020

Coronavírus, lockdown, isolamento social… Essas palavras que tanto causaram preocupações para os trabalhadores em 2020

Coronavírus, lockdown, isolamento social… Essas palavras que tanto causaram preocupações para os trabalhadores em 2020 parece que não assustam mais dentro de um setor que está retomando a sua força com tudo: a indústria!

Os números do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério da Economia, mostram que o setor industrial foi o que mais criou empregos formais no ano passado, com 207.540 novos postos de trabalho. Sem a indústria, o saldo de empregos no país seria muito pior.

“A perspectiva de crescimento dos empregos formais na indústria é muito boa agora em 2021” explica Eliana Catalano, coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA. A especialista se faz valer do documento Economia Brasileira, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que traz um cenário amplamente positivo para a criação de novas vagas de emprego somente neste setor.

“A grande diferença para este ano é o começo da vacinação. Se todos conseguirem seguir os protocolos de segurança e higienização contra o COVID-19 ao mesmo tempo em que a vacinação segue seu fluxo, em pouco tempo teremos uma melhora contínua na geração de empregos. Empresas que paralisaram suas atividades ou tiveram que demitir em virtude de tudo o que passamos, vão recontratar. Novas vagas serão abertas gradativamente” aponta Catalano.

Geração de empregos
Catalano aponta a indústria como uma das portas da retomada da economia nacional neste momento por diversos motivos:

- É democrático na busca por perfis, podendo receber tanto trabalhadores sem experiência quanto quem passou anos em uma fábrica, dependendo da função;
- É um dos setores com a melhor remuneração dentre todos
- A capacidade de receber funcionários é enorme - a indústria brasileira emprega 9,7 milhões de trabalhadores.

“Vai depender muito da atividade que será executada, mas não é raro encontrarmos salários na indústria, para quem possui ensino superior completo, ultrapassando a casa dos R$ 7.000. Para aqueles que possuem ensino médio completo, o salário também é ligeiramente maior se compararmos com outros setores. E não podemos nos esquecer que a indústria movimenta outros setores, como logística e varejo - presencial e virtual” complementa Catalano.

voltar